A utilização da técnica Laser Scanner 3D para a produção de modelos e réplicas de peças arqueológicas é realidade no Brasil, fruto de parceria firmada entre a Zanettini e a empresa canadense Up3D. Conheça os resultados e aplicações dessa tecnologia para fins científicos, conservação e educação.






Conteúdo não disponível para ser visualizado no navegador internet explorer, para visuzalizar o conteúdo faça o download de outro navegador:

Download Google Chrome


Download Firefox

A Zanettini Arqueologia desenvolve programas educativos a partir do patrimônio cultural, destacando aqueles relacionados ao licenciamento arqueológico de empreendimentos.

Atualmente, a socialização dos conhecimentos é enfaticamente requerida nos processos de licenciamento de empreendimentos quaisquer pelo IPHAN/Ministério da Cultura: A Portaria 230, de dezembro de 2002, bem como a Portaria Interministerial nº 419, 26 de outubro de 2011, estabelecem a obrigatoriedade de realização de Programas de Educação Patrimonial em todas as etapas do licenciamento, envolvendo ações de divulgação, inclusão e socialização do patrimônio arqueológico.

Atuando em parceria com instituições de ensino, museus, centros culturais e organizações não governamentais, a equipe da Zanettini Arqueologia busca integrar os conteúdos da Arqueologia a cada realidade local, objetivando o desenvolvimento humano, segundo os referenciais indicados pela UNESCO: Aprender a Conhecer; Aprender a Fazer; Aprender a Viver Junto e Aprender a Ser.

Nessa perspectiva, os Programas de Educação Patrimonial são estruturados em quatro etapas, compatibilizadas de acordo com a magnitude do empreendimento: diagnóstico da realidade local, desenvolvimento das ações, multiplicação do conhecimento, a avaliação por meio de indicadores quantitativos e qualitativos.