A utilização da técnica Laser Scanner 3D para a produção de modelos e réplicas de peças arqueológicas é realidade no Brasil, fruto de parceria firmada entre a Zanettini e a empresa canadense Up3D. Conheça os resultados e aplicações dessa tecnologia para fins científicos, conservação e educação.






Conteúdo não disponível para ser visualizado no navegador internet explorer, para visuzalizar o conteúdo faça o download de outro navegador:

Download Google Chrome


Download Firefox

Em interação com a Prefeitura do Município de Araraquara e a Fundação Araporã, a Zanettini Arqueologia vem trabalhando na consolidação do MAPA, hoje uma das principais instituições de preservação do patrimônio arqueológico do estado de São Paulo. Essa parceria, iniciada há mais de uma década, envolve, desde 2011, a realização de um diagnóstico museológico e a configuração de um plano museológico para a instituição.

O diagnóstico museológico resultou na organização de 36 mil peças arqueológicas, advindas de 37 municípios paulistas, o que demonstra a projeção regional do MAPA. Essas peças são fruto tanto de pesquisas acadêmicas, feitas pela equipe do GEA (Grupo de Estudos Arqueológicos / UNESP) - em integração com outros centros de pesquisa e universidades, quanto de estudos associados ao licenciamento ambiental de empreendimentos diversos.

Durante a construção do plano museológico, foi possível estabelecer a missão do MAPA: “realizar pesquisas de excelência nas áreas da Arqueologia, Paleontologia e Museologia, constituindo-se em um pólo dinâmico de construção do conhecimento, formação e uso sustentável do patrimônio cultural, colaborando de forma significativa para o desenvolvimento local e regional”.

Em novembro de 2011, esse processo teve um importante marco: a inauguração da primeira exposição de longa duração do MAPA, intitulada “Múltiplos Olhares”.

Essa exposição mostra o museu como processo: suas coleções, narrativas e planos para o futuro. O discurso expositivo traz os múltiplos olhares e as múltiplas vozes que tem construído essa instituição, assim como convida os cidadãos de Araraquara e região a trazerem seus olhares para esse museu.

Dessa forma, o MAPA tem se colocado como um espaço aberto à comunidade, desempenhando importante papel de agente de transformação social, onde referências do passado ganham novos significados, úteis à discussão em torno da construção do futuro da região.

FICHA TÉCNICA
MAPA - Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara
Telefone: (16) 3332-4933
Para solicitar visitas guiadas e atendimento a grupos, fazer contato através dos números:
(16) 3332.4933 - MAPA (16) 3322.4887 - Museu Histórico

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, esquina com Av. Portugal – Centro
Local: Araraquara/SP
Horário de visitação:
Segunda-feira das 13h às 17h30
Terça à Sexta-feira das 9h às 12h | 13h às 17h30 - Sábado das 9h às 12h
Acesse os painéis da exposição de longa duração clicando aqui